Please update your Flash Player to view content.


Guia de placas de vídeo

Este artigo pretende mostrar como escolher e comprar uma placa de vídeo para o seu PC, independentemente da sua finalidade. Como exemplos, mostraremos alguns modelos atuais do mercado de hardware para computadores.

   

Tecnologia da Disney reconhece e processa toques em qualquer objeto

Uma equipe de pesquisadores da Disney criou um sistema capaz de identificar toques e movimentos em qualquer superfície, tal como funciona com os smartphones convencionais. Apelidado de “Touché”, a tecnologia poderá ser usada, por exemplo, para criar maçanetas inteligentes, que conseguem reconhecer quando alguém a tocar, agarrando ou apertando; ou em cadeiras que desligam as luzes da sala enquanto você estiver se levantando.

tactiles

 

No smartphone, a tecnologia de reconhecimento ao toque funciona através do acoplamento do sistema capacitivo: a superfície da tela é revestida com um condutor transparente que transporta um sinal elétrico ao local encostado pelo seu dedo. O telefone monitoriza a mudança desses sinais, e dessa forma consegue determinar onde ocorre o toque.

No sistema desenvolvido pela equipe da Disney, uma ampla gama de frequências de sinal é medida para coletar mais informações. Na prática, uma maior e mais diversificada quantidade de gestos podem ser reconhecidos pelo sistema além dos toques, como gestos, beliscões, apertos de mão, espalmadas, estalar dos dedos, dentre outros. Além disso, como cada parte do tecidos do nosso corpo possui diferentes propriedades capacitivas, o sistema será capaz de reconhecer qual parte do corpo você está encostando.

Dentre as aplicações testadas nos laboratórios há a maçaneta inteligente, que consegue reconhecer quando alguém a está tocando, agarrando ou apertando. Será possível usar também em mesas, que saberão quando você estiver apoiando uma mão, duas mãos, ou os cotovelos sobre ela. A tecnologia também pode ser utilizada em pulseiras, tornando o seu corpo sensível ao toque do sistema. Assim, seriamos capazes de controlar um smartphone através de sinais e gestos, mesmo com o dispositivo guardado no bolso ou bolsa. Imagine só: para trocar de faixa de música, bastaria deslizar os dedos nas palmas das mãos.

Segundo Ivan Poupyrev, cientista sênior da Disney Research, os testes do Touché alcançaram um índice de reconhecimento próximo dos 100%, e por isso o sistema já pode ser utilizado para criar novas formas de interação com o mundo em geral. Ou seja: em breve esta nova tecnologia estará em nossos lares.

   

Qual a diferença entre HD e SSD?

Em uma época onde nossos arquivos não eram armazenados na nuvem (ou seja, na internet), um bom hardware era essencial. Eles eram grandes e parrudos, e possuíam a mesma capacidade de armazenamento do meu atual celular. Tempos depois, com diversas novas possibilidades e tecnologias de armazenamento, foram inventadas algumas nomenclaturas para facilitar a divisão e o entendimento sobre tais aparelhos. Aqui, vamos descrever as diferenças entre os HDs e o SSDs, suas diferenças e semelhanças.

   

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Últimas Notícias

Compartilhamento Social

Newsletter


Email Marketing